ads

Slider[Style1]

tecnologia

Jogos

Música

Cinema

Android

eventos




E ai pessoal, aqui é o YANG!


 


 O assunto de hoje é bem atual e muito MAMILOS... Entrou hoje em vigor a nova lei de crimes digitais do pais, Lei 12.737 de 2012 ou Lei "Carolina Dieckmann" (pro desespero e indignação de muitos kkkkkk), a lei adotou esse nome por causa daquele rolo todo que teve com o vazamento das fotos "intimas" da atriz na internet.. que coincidiu com os últimos ajustes da lei antes de entrar em vigor.


 

Tem muita gente reclamando da lei, e principalmente do nome popular dela (que pra muitos só serviu de ibope pra imagem da atriz).




Mas indo ao que interessa.. a lei é resultado de anos de discussão politica, o que muda é que o Decreto-Lei 2.848 de 1940 (o Código Penal) agora possui tópicos sobre violação de equipamentos e sistemas (conectados ou não à internet), com intenção de destruir dados ou informações, ou instalar vulnerabilidades.

As penas vão de 3 meses (nos casos mais "leves"), a 2 anos (nos mais graves)..





O advogado especializado Renato Opice Blum em entrevista ao Olhar Digital, disse que o ponto positivo é que até então o país não tinha espaço no código penal relacionado ao mundo virtual, "A invasão nem era uma conduta criminosa."
Um dos pontos negativos é que no Brasil, falta muita estrutura para cobrir crimes digitais (a policia do pais mal consegue manter a ordem na vida real ¬¬)

O jurista e cientista criminal Luiz Flávio Gomes diz que: “A polícia só descobre 8% dos homicídios no Brasil, então ela tem que ser mantida longe dos crimes de informática. Ela não tem estrutura para isso. O Instituto de Criminalística de São Paulo está um caco! A polícia não tem como atuar agora com a internet”.

Outro ponto negativo é a enorme quantidade de brechas, "falhas" na lei, e a desculpa para isso é que a tecnologia se transforma a todo momento, por isso eles precisam usar termos mais genéricos (deixando assim espaço pra erros :/)


Minha opinião sobre isso é um tanto critica, acredito sim que as pessoas precisem de mais segurança no mundo virtual, mas acho que deve começar primeiro pelos usuários, e do que adianta leis serem criadas se muitas das já existentes mal são cumpridas

Esse assunto é bem complicado e vai ser muito discutido ainda por todo 2013, espero que não façam burradas (quando as coisas tem o termo politica envolvido, minha intuição não fica muito feliz kkkkk :s, e assim sou mais um brasileiro...), e que realmente pensem tanto na privacidade quanto na liberdade de cada usuário da internet.



Falou pessoal, obrigado pela atenção e até a próxima xD.. abraço do YANG!


 

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

COMENTE


Topo