ads

Slider[Style1]

tecnologia

Jogos

Música

Cinema

Android

eventos

Pesquisadores de segurança da Lookout descobriram 32 aplicativos no Google Play que foram infectados por malware chamado badnews.

O malware envia mensagens de texto para números de tarifa Premium,que são prolíficos na Europa Oriental e Rússia. Ele é projetado para permanecer dormente por semanas depois de ter sido baixado, para evitar a detecção. os aplicativos infectados induziam os usuários a instalarem o que estava descrito como uma atualização para Skype ou popular, rede social Vkontakte russo. Em seguida, começava a efetuar o roubo dos créditos através do envio de textos para números específicos.

Especialistas alertaram que apesar da retirada dos apps e da fiscalização reforçada na Europa Ocidental, a uma grande possibilidade que na América do Norte criminosos possam ainda tentar replicar o malware.

O malware especificamente atinge proprietários Android na Rússia, Ucrânia, Belarus e uma série de outros clientes da Europa de Leste.

A Lookout afirma que sera difícil estimar quantos aparelhos poderiam ter sido infectado antes da remoção. Ela estima que entre dois e nove milhões de aplicativos infectados podem ter sido baixados. A Lookout informou que todos os aplicativos infectados foram liberados por quatro contas diferentes, mas rapidamente depois de identificadas foram suspensas.

Entre os aplicativos badnews foram encontrados geradores de receita, aplicativos, jogos, papeis de parede e aplicativos pornográficos.

No passado, as principais empresas de segurança - incluindo empresa  russa Kaspersky, já haviam criticado a  Google por colocarem seus usuários em risco desnecessário.


POSTADO POR - Guilherme J Cabral

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

COMENTE


Topo