ads

Slider[Style1]

tecnologia

Jogos

Música

Cinema

Android

eventos


Os Smartphones podem fazer praticamente tudo hoje em dia, mas isso que está sendo feito com aparelhos Android na Indonésia é de fato surpreendente. O fundador da organização Rainforest Connection, Topher White, é um homem muito visionário, e pensando no futuro e na preservação da natureza ele desenvolveu e implantou um projeto piloto nas florestas da Sumatra, que utiliza estes smartphones para gravar e identificar o som de motosserras. Com isso, forma-se uma rede de dispositivos que funcionam como sensores da ação predatória dos madeireiros. Quando uma investida assim é registrada, o aparelho imediatamente envia mensagens de emergência para que os policiais possam intervir.


Tratam-se de aparelhos Android modificados, que funcionam com energia solar para poderem ficar ligado interruptamente. Um app rodando 100% do tempo é responsável por ficar escutando o que acontece ao redor das árvores e por enviar os pedidos de ajuda para a central.~

Planos futuros envolvem a utilização de um número enorme de smartphones doados por pessoas que fizeram um upgrade para versões mais atuais, ou seja se você não quer mais o seu smartphone antigo você doa para a organização que eles implantam o sistema e assim você ajuda no monitoramento. Além disso, eles também estão estudando formas de permitir que os moradores locais instalem os aparelhos na rede por eles mesmos, aumentando o poder de atuação do sistema de proteção da floresta.


É importante lembrar que a Indonésia perde mais de um milhão de hectares de floresta por ano, de acordo com uma estimativa da Rainforest Action Network.

Ela é uma das maiores áreas verdes do mundo, e lar de zilhares de espécies únicas, entre plantas e animais. Mais da metade da floresta tropical indonésia já foi consumida desde 1960.

A esperança é que o projeto funcione e se estenda ao mundo todo.








Fonte: New Scientist.

POSTADO POR - Guilherme J Cabral

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

COMENTE


Topo