ads

Slider[Style1]

tecnologia

Jogos

Música

Cinema

Android

eventos



Se a cada dia aparecem novas e sofisticadas tecnologias para melhorar a experiência de dirigir um carro, por que não focarmos também em melhorar as estradas? Partindo da ideia, o designer holandês Daan Roosegaarde criou um projeto chamado de Smart Higways (Rodovias Inteligentes), que promete revolucionar as estradas no futuro.



As Smart Highways são especiais por várias razões: como os contornos da pista são feitos com uma tinta especial, elas brilham no escuro, o que dispensa a iluminação. Isto não só permite uma economia de energia elétrica, como pode salvar vidas em zonas rurais, onde não existe iluminação. Roosegaarde garante que a tecnologia é capaz de absorver a luz solar durante o dia e brilhar por cerca de 10 horas de noite.



Estas tintas inovadoras são ainda úteis para ir dando informações aos motoristas, como por exemplo, sobre estado da pista. Se as temperaturas são muito baixas, a rodovia reage com símbolos de flocos de neve, indiciando que a pista pode estar escorregadia e alertando os motoristas.





Outra das inovações das Smart Highways são as faixas exclusivas para veículos elétricos querecarregam as baterias dos veículos enquanto estes circulam. A Pista Prioritária Elétrica quer promover o uso desse tipo de veículo sustentável, cujo grande problema é a necessidade de estar muito tempo abastecendo energia. Assim, o problema ficaria resolvido com uma tecnologia que já é utilizada para carregar celulares.


O designer diz ter mais de 20 ideias para colocar em prática, como as que referimos acima ou como a da Luz de Vento, em que o vento gerado pela passagem de carros faria girar pequenas turbinas, que seriam usadas para criar energia e transformá-las em luz.


O projeto de Daan Roosegaarde, que já ganhou prêmios, é feito em parceria com a construtoraHeijmans Infrastructure e, por enquanto, ainda não saiu do papel. Mas as ideias têm sido testadas e até ao final do ano o protótipo deve se tornar real.



Por aqui, enquanto o governo não faz mais pelas nossas estradas, ficamos aguardando por inovações como essas para ajudar a melhorar o tráfego no país.


Fonte: Hypeness

POSTADO POR - Guilherme J Cabral

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

COMENTE


Topo