ads

Slider[Style1]

tecnologia

Jogos

Música

Cinema

Android

eventos

Esse artigo foi criado pela equipe do Magazine Luiza para o Infoco Tech

A mobilidade e praticidade dos notebooks estão agradando a cada vez mais usuários, entretanto escolher o equipamento ideal para você não é uma tarefa tão simples assim. Muitas pessoas acabam escolhendo o modelo baseando-se somente no fato dele ser o último lançamento, mas esquecem de saber realmente todos os recursos que a máquina traz. Seja em uma loja física ou na internet, estão sempre disponíveis diversos dados como processamento, memória RAM e processamento gráfico, por exemplo, mas antes de decidir apenas pelos números mais altos que caibam no seu orçamento, é preciso entender o que é cada uma das informações e escolher pensando, principalmente, nas suas necessidades pessoais.

Processador

O processador é uma das peças mais importantes em um notebook, já que ele comandará o desempenho das outras funções, funcionando mais ou menos como um cérebro. Para não correr o risco de errar, o melhor na hora de escolher de acordo com as suas necessidades, ou seja, o processador ideal para uma pessoa que vai utilizar as funções mais básicas não é o mesmo para alguém que busca desempenho para games, por exemplo.

Quem busca um bom notebook pessoal, para guardar alguns dados e realizar tarefas básicas, pode investir sem medo em um processador um pouco mais básico também, como o Intel Core i3 ou o Sempron da AMD. Já para quem procura um notebook para uso profissional ou tarefas um pouco mais complexas, como assistir filmes, jogar alguns jogos leves, ouvir música ou usar vários programas simultaneamente, um processador com capacidade intermediária pode ser o mais indicado, o Core i5 ou o Turion X2 dão conta do recado sem nenhum problema. Mas para quem quer um notebook com alta performance investir em um processador completo é essencial, o Core i7 e o Phenom II são os mais recomendados, com eles você não terá problemas com programas pesados, como os de design gráfico e edição de vídeo, games e vídeos em Full HD, por exemplo.

Memória RAM

A memória RAM não é voltada somente para armazenamento de dados como muita gente imagina, até mesmo para navegar na internet você vai utilizá-la, por isso o mais indicado para que o seu notebook te acompanhe por muito tempo é não escolher quantidades de memória RAM muito baixas, já que até os sistemas operacionais atuais já exigem bastante dela.

Novamente, a regra para evitar erros é pensar na utilização que o notebook terá, quanto mais complexas sejam as funções que você precisará desempenhar com ele, maior também deve ser o nível de memória RAM, mas evite modelos com capacidade menor do que 4GB.

HD interno

Esse sim é o responsável pelo armazenamento de dados, não é recomendado usar um notebook para armazenar grandes quantidades de arquivos, já que com a mobilidade eles também mais sujeitos a quedas, danos e roubos, existem opções de dispositivos como o HD Externo, que serve para que você possa guardar os arquivos mais importantes fora do notebook e não correr riscos de perder nada.

O melhor é optar por um modelo que suporte os arquivos mais cotidianos e que você mais utilizará, assim, os que não forem utilizados com tanta frequência podem ser guardados a salvo de qualquer imprevisto e liberarem espaço no seu notebook. Desta maneira fica mais fácil administrar a capacidade do seu equipamento e a menos que você utilize arquivos muito pesados, pode economizar e não escolher aparelhos com capacidade extremamente alta.

Conectividade

O mundo está cada vez mais conectado e por isso é essencial que o notebook acompanhe todas as possibilidades que os avanços da tecnologia permitem. Não abra mão de pelo menos duas entradas USB, se puder escolher um modelo com três destas entradas, ótimo. Além disso, uma entrada HDMI também é um diferencial, essa porta é a responsável por exibir imagens ou vídeos em telas maiores, como a de televisores, em alta definição. A entrada para cartões SD também pode ser bem útil, muitas câmeras digitais utilizam esse sistema para transferência de dados para o computador, principalmente os modelos a partir dos semiprofissionais. Ainda, não deixe de checar as opções mais básicas e indispensáveis, como Wi-fi, por exemplo.

Bateria

A bateria é um quesito importantíssimo, mas também é essencial lembrar que o gasto depende das atividades que você desempenha, por isso se você precisa utilizar o notebook em locais onde não seja possível conectá-lo em uma fonte de energia, a melhor dica é preferir modelos que vendam baterias separadamente, assim, você pode ter uma reserva, já que não há como garantir que a energia sempre vá durar o tempo que você necessita para realizar as suas tarefas.
Além disso, ainda pode ser importante levar em consideração outras questões, como, por exemplo, a existência de leitores DVD e Blu-ray, o tamanho e qualidade da tela, a marca e recursos adicionais, como webcam. Mas o importante mesmo é sempre escolher de acordo com as suas necessidades, um notebook precisa ser adaptado a você e a sua rotina, não o contrário, por isso nada de pressa, pesquise com cuidado todos os recursos que o equipamento que você está pensando em escolher oferece, pense se você realmente vai utilizar todos eles e leve em consideração as dicas desse texto, acertar na escolha com certeza vai ficar bem mais fácil assim.



POSTADO POR - Guilherme J Cabral

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

COMENTE


Topo