ads

Slider[Style1]

tecnologia

Jogos

Música

Cinema

Android

eventos


É isso ai galera, acontece entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro de 2014, em São Paulo, a sétima edição da Campus Party Brasil. Este que é um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, conta com uma ampla área de camping, diversos palcos e internet liberada com 40 gigabytes, terá a participação de grandes nomes da tecnologia com foco no empreendedorismo. 

Ano passado, a feira reuniu 7.631 campuseiros. Para este ano a venda de ingressos já se esgotou e são esperados oito mil inscritos. O número não leva em conta os milhares de visitantes, aqueles que apenas passarão pelo Anhembi nos dias das atividades programadas para os nove palcos da feira.


Em 2014, o foco do encontro é o empreendedorismo em todas as áreas do conhecimento representadas no evento. Oficinas, maratonas, debates e palestras darão aos participantes a chance de reunir grupos para tirar suas ideias do papel e criar novas startups para o mercado nacional.

Um dos nomes confirmados para falar do assunto é Bruce Dickinson, líder da banda Iron Maiden. Ele estará no palco da Campus Party para contar sua experiência à frente da Real World Aviation, uma escola de formação de pilotos, e da Cardiff Aviation, empresa de manutenção de aeronaves.

Para não se perder em meio à extensa programação da Campus Party Brasil, nós da InFoco Tech preparamos uma série, que disponibilizaremos ao longo da semana, com um compilado de informações que o auxiliará a aproveitar o máximo do evento
E para estrear, preparamos um guia completo e definitivo com as palestras mais aguardadas.

Foi separados as atividades por área de interesse. Há atrações para geeks, blogueiros, empreendedores, gamers e ativistas digitais. Ache seu perfil, escolha a atividade e aproveite.

Geek

O que é esse Bitcoin?
Rodrigo Trindade, CEO do Mercado Bitcoin e membro da Bitcoin Foundation; Marco Gomes, fundador e diretor de marketing da Boo-Box; e Wladimir Crippa, administrador da comunidade Bitcoin Brasil, darão todos os detalhes do histórico, valor e como usar a criptomoeda baseada em código aberto para tirar todas as dúvidas que ainda podem existir.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 23h, no Palco Hypatia.

Google Plus: uma cidade fantasma com muitos habitantes
A analista de mídias sociais Ira Morato e os co-fundadores da Rede Geek, Tato Tarcan e Prof. Maury, mostrarão as vantagens de estar no Google+, a rede social do Google.
Quinta-feira, 30 de janeiro, à meia-noite, no Palco Gutenberg.

O desprezível “New Nerd”: quem é, onde vive, como se reproduz
Edney Souza e os integrantes do grupo Jovem Nerd traçarão o perfil dos novatos em tecnologia que se auto-intitulam “new nerd”.
Sexta-feira, 31 de janeiro, às 10h, no Palco Gutenberg.

Social Big Data
O fundador da boo-box, Marco Gomes, e os pesquisadores em comportamento e cultura digital, Tati Tosi e Ricardo Cappra, farão reflexões sobre social big data com destaque para o mapeamento de hábitos e consumos de quem envia dados para a nuvem.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 15h45, no Palco Gutenberg.

Turismo espacial
O estudante de Engenharia Elétrica e estagiário da Agência Espacial Brasileira, Pedro Nehme, ganhou uma viagem espacial em um concurso mundial promovido pela companhia aérea KLM. Pedro já estagiou na NASA e mostrará na Campus Party Brasil os principais projetos existentes na área e as perspectivas de crescimento desse mercado que atrai cientistas e entusiastas das viagens espaciais.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 14h30, no Palco Galileu.

Foram mais de 7 mil campuseiros em 2013, são esperados 8 mil em 2014 (Foto: Divulgação/Campus Party Brasil)

Segurança digital

Segurança da Informação: por onde eu começo?

O pesquisador e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Adriano Mauro Cansian, mostrará um panorama das profissões relacionadas à segurança da informação. Ele abordará também as perspectivas de atuação na área e as exigências de formação educacional para o candidato a profissional da área.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 14h30, no Palco Arquimedes.


Códigos maliciosos e o (sub)mundo das botnets

A palestra comandada pela analista de segurança do CERT.br/NIC.br, Lucimara Desiderá, vai esclarecer o público sobre as botnets – redes de computadores infectados por malware e remotamente controlados – e ensinar como se proteger dessa ameaça.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 11h15, no Palco Arquimedes.


Gamer


Da ideia à monetização. Um lugar ao sol para o seu game

Os representantes da Garoa Games vão relatar um pouco do cotidiano do grupo independente que busca ascensão no mercado de games brasileiro.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 20h30, no Palco Stadium.


Concentração é a palavra de ordem para os participantes dos campeonatos que acontecem durante o evento (Foto: Divulgação/Campus Party Brasil) 

Jogos e autoconhecimento

O professor de computação gráfica, Edgard Damiani, analisará a relação jogo/jogador e mostrará como os games podem ser usados para o autoconhecimento.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 23h, no Palco Pitágoras.


Game of Thrones e Lord of the Rings X Star Wars e Star Trek

Os integrantes do site Renegados Cast analisarão o que acontece quando fãs de um determinado universo encontram fãs de outro universo. Dois times farão o encontro de personagens.
Terça-feira, 29 de janeiro, às 23h, no Palco Michelangelo.


Profissões de Games

O desenvolvedor de games, Edward Silva Filho, abordará as oportunidades existentes para quem quer ingressar na área, que no Brasil já fatura mais que o Reino Unido.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 15h45, no Palco Pitágoras.


20 anos de Jornalismo de Games: Quais são os desafios dos profissionais de hoje?

Os jornalistas Pedro Zambarda (colunista do TechTudo), João Coscelli (blogueiro do Modo Arcade/Estadão), Théo Azevedo (editor do UOL Jogos) e Pablo Miyazawa (editor da revista Rolling Stone Brasil) debaterão a atual situação da imprensa que cobre jogos digitais. A ideia é que a palestra tenha momentos de autocrítica e análise do mercado nacional de games.
Quinta-feira, 30 de janeiro, às 18h, no Palco Stadium.


O fantástico universo dos games indies

Gustavo Carvalho e Victor Cardozo, da Contra Labs, falarão sobre os jogos independente. A dupla vai mostrar as particularidades deste universo, quem é o público destes games e cases de sucesso no segmento.
Sábado, 1º de fevereiro, às 11h30, no Palco Stadium.


Joseph Olin

Um dos responsáveis pelo lançamento da franquia Tomb Raider e pela introdução do personagem Lara Croft no mercado de games, Joseph Olin vem ao país para compartilhar sua visão sobre as mudanças no atual cenário de games e falar das novas oportunidades para os criadores da área.
Sábado, 1º de fevereiro, às 13h, no Palco Principal.


Empreendedor


Bruce Dickinson

O vocalista do Iron Maiden falará aos campuseiros sobre sua experiência na criação e administração de empresas. Bruce fará um paralelo entre sua atuação na música e o mundo dos negócios, além de dar exemplos de gerenciamento de equipes.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 13h, no Palco Principal.


O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, contará sua experiência no gerenciamento de equipes (Foto: Reprodução/Telegraph) 

Gravadoras e selos digitais: mudando os rumos da indústria fonográfica

Bruno Pinho, do selo independente Howlin’ Records, apresentará as novas oportunidades que músicos e profissionais da área poderão ter com gravadoras e selos digitais.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 20h30, no Palco Michelangelo.


Como a colaboratividade pode ajudar empreendedores e profissionais da web?

Co-criação, crowdfunding e economia serão abordados pelos representantes da comunidade Kolaborativa, que também mostrarão cases inspiradores da área.
Quarta-feira, 29 de janeiro, à 1h, no Palco Hypatia.


A Força dos Negócios Sociais

O estudioso da Cultura Digital, Gil Giardelli, mostrará como os negócios sociais começam a despertar o interesse dos empreendedores e, apesar da atual ausência de regulamentação específica, podem sinalizar mudanças no mercado.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 10h, no Palco Hypatia.


Do fundo de um estacionamento à criação do e-commerce esportivos

CEO e fundador da Netshoes, Marcio Kumruian, contará como transformou a loja que funcionava num estacionamento em um dos maiores sites de e-commerce de artigos esportivos do país.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 15h45, no Palco Principal.


Como empreender em… você!

Único brasileiro no programa Google Developer Experts, Zeno Rocha, compartilhará suas experiências de empreendedorismo dentro das empresas por onde passou como Globo.com, Petrobras e a norte-americana Liferay.
Quinta-feira, 30 de janeiro, às 11h15, no Palco Arquimedes.


Desenvolvedor


The Web is Dead. Long Live the Web

Presidente e CEO da Telefônica, Carlos Domingo, discutirá a relação entre os processos de evolução da web tradicional e web móvel e como o Firefox OS tem elementos para mudar a concorrência entre os navegadores em telefones celulares, como já ocorreu na Internet tradicional.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 10h, no Palco Principal.


Fique rico com Software Livre

Diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall, é figura respeitada no movimento do software livre e vai dar conselhos aos campuseiros sobre como iniciar o próprio negócio utilizando software livre.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 10h15, no Palco Sócrates.


Jon "Maddog" Hall, um dos nomes mais respeitados do universo do software livre, estará na sétima edição da Campus Party no Brasil, em São Paulo (Foto: Divulgação/Campus Party Brasil) 

Arquiteturas de Software para o Século XXI

"Tech evangelist" da Amazon Web Services para a América Latina, Jose Papo, vai mostrar como criar arquiteturas orientadas para nuvem com foco em alta disponibilidade, performance e baixo custo. O desenvolvedor mostrará serviços da nuvem da Amazon como S3, CloudFront, Elastic Beanstalk, Simple Email Service, Route 53, Amazon RDS.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 15h45, no Palco Pitágoras.


Como montar aplicativos sociais mais divertidos

Edney Souza é um dos nomes mais conhecidos da Internet Brasileira. Sócio na boo-box e 00k e-business tools, o empreendedor mostrará como a segunda tela, tecnologia móvel, games, realidade aumentada e QR code podem ser utilizados de maneira inteligente no desenvolvimento de aplicativos.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 17h, no Palco Gutenberg.


Mozilla Brasil – Firefox OS

O desenvolvedor de aplicativos móveis e voluntário da Fundação Mozilla, Andre Garzia, e Ricardo Pontes, membro do programa Mozilla Reps, falarão sobre técnicas de desenvolvimento de apps no Firefox OS.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 23h, no Palco Sócrates.


O Twitter e Suas APIs de Streaming

O engenheiro de soluções do Twitter no Brasil, Luis Cipriani, mostrará como os desenvolvedores podem usar a API de streaming do microblog e criar aplicativos de monitoramento, bem como as arquiteturas de softwares ideais para esse tipo de dado.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 14h30, no Palco Pitágoras.


Acessibilidade na web modo Jedi Master

O especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil, Reinaldo Ferraz, mostrará como a acessibilidade na web é fundamental para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a websites.
Quinta-feira, 30 de janeiro, às 15h45, no Palco Arquimedes.


Blogueiro


Dilma Bolada e a Internet

Um dos fenômenos da Internet brasileira com mais de 170 mil seguidores no Twitter e 949 mil curtidas no Facebook, Dilma Bolada é o personagem criado pelo carioca Jeferson Monteiro. O autor do perfil que satiriza a presidente Dilma Rousseff estará na Campus Party Brasil para contar tudo sobre o mais famoso fake do país, seu relacionamento com a Internet e falar de liberdade de expressão.
Sábado, 1º de fevereiro, às 14h30, no Palco Stadium.


Dilma Rousseff e o criador do perfil Dilma Bolada no Palácio do Planalto. Jeferson Monteiro é um dos palestrantes da Campus Party Brasil 2014 (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Vida sem fio – Empreendendo Conhecimento
A consultora em tecnologia móvel, blogueira do site garotasemfio.com.br e embaixadora da Evernote, Bia Kunze, falará de sua carreira. A Garota Sem Fio largou a odontologia para se tornar consultora em tecnologia. Bia dará dicas para quem ver viver de vender conhecimento.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 14h30, no Palco Gutenberg.


Espionagem Digital e Liberdade de Expressão

A advogada do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da Artigo 19, Camila Marques, é uma das organizadoras do “Fui processado. O que eu faço? Guia prático de orientação a blogueiros e internautas”, lançado durante o III Fórum da Internet no Brasil, em 2013. Camila levantará pontos como liberdade de expressão e seus limites.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 10h, no Palco Gutenberg.


Do Youtube para o Youtuber – Segredos que todo vlogger sempre quis saber

O gerente de parcerias estratégicas do YouTube, Federico Goldenberg, contará alguns segredos do serviço de vídeos e dará dicas para parcerias, monetização e como usar melhor as ferramentas do site.
Quarta-feira, 30 de janeiro, às 14h30, no Palco Gutenberg.


Ativismo digital


O que tem a ver: Espionagem, Redes Sociais e Manifestações?

O professor Sérgio Amadeu, o articulador do Projeto Software Livre, Marcelo Branco; o ativista digital Valéssio Soares de Brito, o coordenador da Rede Social Livre, Wladmir Berchon Crippa e Ronald Emerson Scherolt da Costa, coordenador brasileiro do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre de 2014, discutirão a relação entre as revelações sobre espionagem feitas pela Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) dos Estados Unidos e o uso da Internet e redes sociais.
Terça-feira, 28 janeiro, às 15h30, no Palco Sócrates.


Participantes de todo o Brasil acamparam nas dependências do Anhembi Parque na Campus Party do ano passado (Foto: Divulgação/Campus Party Brasil) 

Sean Carasso

O empreendedor social e fundador do projeto Falling Whistles, uma campanha pela paz no Congo, falará sobre o papel da Internet como ferramenta de conexão de pessoas para resolver grandes desafios da humanidade.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 19h, no Palco Principal.


Dinheiro Público, para onde vai, para onde você quer que vá?

A oficina mostrará aos campuseiros como descobrir para onde vai o dinheiro do orçamento do governo federal. Os participantes serão estimulados a repensar a destinação dos recursos. Não é necessário conhecimento prévio de orçamento ou programação para a atividade orientada pela engenheira Haydée Svab, o analista de sistemas Frederico Bortolato, o hacker Diego Rabatone Oliveira e o ativista digital e membro da Transparência Hacker, Pedro Markun.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 23h, no Palco Arquimedes.


A ilusão da conexão: porque sem dados abertos somos impotentes e inseguros

A consultora e escritora Martha Gabriel discutirá a expansão da dependência tecnológica e a insegurança decorrentes desse processo na ausência de dados abertos.
Quinta-feira, 30 de janeiro, às 17h, no Palco Gutenberg.


O que a vida online pode ensinar sobre política AFK (Away-From-Keyboard)? Marco Civil da Internet, NSA e outros conflitos cibernéticos.

Os coordenadores do Partido Pirata no Brasil apresentarão as principais áreas de atuação do grupo. Eles também explicarão porquê após participar de todas as etapas de discussão e proposição do Marco Civil da Internet, retiraram o apoio ao projeto que atualmente tramita no Congresso Nacional.
Sexta-feira, 31 de janeiro, à 1h, no Palco Arquimedes.








Fonte: TechTudo

POSTADO POR - Guilherme J Cabral

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

COMENTE


Topo