ads

Slider[Style1]

tecnologia

Jogos

Música

Cinema

Android

eventos


Relativamente desconhecida, a dupla de música eletrônica George and Jonathan lançou há algumas semanas seu último disco, chamado simplesmente de “III”. E apesar de o som estar longe de ser uma revolução, o site do álbum vale o acesso: feita sobre uma “montanha de JavaScript”, nas palavras do próprio George Brower, da dupla, a página interage diretamente com a música, exibindo cada uma das notas em uma animação quase psicodélica.

Visualmente, a aplicação que roda em WebGL lembra jogos como Audio Surf e o mais consagrado Guitar Hero. Cada som é representado por um ponto colorido, e a sequência é reiniciada em cada uma das dez faixas do disco – ou nove, se considerarmos que a terceira é animada por cachorros saltando na tela, também seguindo o ritmo do som.

“O website usa diversas bibliotecas de terceiros, mais notavelmente a three.js para renderizar o piano roll [a sequência de notas] em 3D”, explicou Brower, desenvolvedor e músico da dupla. A renderização de Puppy Love, por sua vez, já foi feita com vanilla SVG, enquanto a biblioteca MIDIFile foi usada “para acessar as notas nos dados MIDI das músicas”, completou.

A criação da página exigiu pelo menos quatro meses de trabalho, entre tardes e finais de semana, nas contas do desenvolvedor. “Muito disso, na verdade, foi gasto para escrever um conversor que transformaria as faixas em MIDI, para começar”, contou Brower. “E mais uma boa parte foi dedicada para quebrar a cabeça no GLSL, usado para criar shaders personalizados no Piano Roll, algo com que eu nunca tinha mexido antes.”

Já para a composição das músicas, o tempo dedicado foi bem maior, e a faixa mais velha do álbum tem seus quase três anos, nas contas do músico. “Dizer que trabalhamos nos sons durante todo esse tempo é um erro, no entanto”, explicou ele – a dupla, na verdade, costuma criar várias de uma vez, mas em períodos bem dispersos.

“Eu e Jonathan escrevemos músicas juntos como hobby desde o ensino médio”, contou Brower, hoje com 25 anos, a mesma idade do colega. “E combinar web e música é algo que fazemos desde nossos primeiro disco, na verdade, embora nunca de forma tão elaborada quanto essa.” Nas palavras do compositor e desenvolvedor (que, entre outras criações, é o responsável por essa), é uma forma de marcar a dupla – e de expandir a presença deles na web, no geral.

O disco “III” pode ser ouvido na íntegra e de graça no psicodélico site oficial. Mas se quiser contribuir com os dois músicos, dá para comprá-lo no BandCamp pelo preço que você preferir ou no iTunes por 10 dólares.


Fonte: Info

POSTADO POR - Guilherme J Cabral

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

COMENTE


Topo