O Facebook e o Instagram ficaram fora do ar internacionalmente para usuários das versões web e nas versões mobile, por volta das 13h desta sexta-feira (1º). A empresa admitiu a falha.
Depois de cerca de dez minutos, o Instagram teve seu acesso restabelecido (ainda que com lentidão). Posteriormente, por volta das 13h40, o Facebook também voltou ao ar, ainda que com lentidão e carregamento problemático e intermitente.
No aplicativo, mesmo depois da volta do site, a rede social seguia inacessível.
"Desculpe-nos, algo deu errado. Estamos trabalhando para consertar isso assim que possível", escreveu a empresa por meio da página de erro na versão para navegadores.
Contatada, a assessoria de imprensa disse estar "ciente de que algumas pessoas estão com problemas para acessar o Facebook", e que a companhia está "trabalhando para normalizar o serviço o mais rápido possível".
Nos aplicativos, o alerta é "erro ao carregar o feed de notícias". Outros produtos da rede, como botões "curtir" e "recomendar" incorporados a sites de notícias, também apresentaram problemas de carregamento.
O pouco tempo que ficou fora do ar já causou uma tremenda aflição em seus usuários, tanto é que inúmeros comentários sobre o tema já foram publicados em redes sociais como o Twitter, juntamente com uma boa dose de humor.
O Facebook de vocês parou também?
— Depp (@_deppj) August 1, 2014
O que aconteceu com o facebook !?? Só era o que faltava mesmo
— Jeh Santos ✨ (@sd_jeh) August 1, 2014
será que alguém me mandou mensagem enquanto o facebook está fora do ar? estou apreensivo
— Lucas (@Mombaque) August 1, 2014
O Facebook caiu e por alguns instantes pensei o quão ia ser horrível sair do meu quarto, ver a luz do sol, conversar com pessoas.
— Pedro Tessarolo (@pedrotrl) August 1, 2014
Bem como dizia no apocalipse ó, que a terra ia tremer, os mares se abrir e o facebook ia parar.
— Suricate Seboso (@SuricateSeboso) August 1, 2014
Alckmin tava desesperado no grupo do whatsapp dizendo q com o Facebook fora do ar, a água ia acabar mais rápido pq todo mundo ia lavar louça
— Dilma Bolada (@diImabr) August 1, 2014
Fonte: Folha de S.Paulo